Por que Coaching faz tanto sucesso?


Uma das coisas principais é que seus resultados são rápidos e fáceis de serem avaliados e medidos.

10 fatores de sucesso do Coaching:

Tempo de duração: Diferente da terapia, por exemplo, o processo de Coaching tem início, meio e fim. Isso significa que o processo vai terminar, que é dentro de um prazo pré-estabelecido e que as atividades determinadas precisam ser feitas para que aquele resultado aconteça.

Metodologia: possui um método, uma forma específica de executar o processo que permite que os resultados sejam adiantados.

Foco no objetivo: O processo já se inicia com um objetivo específico. A pessoa é questionada sobre o que quer e durante a sessão é possível descobrir realmente o que quer, porque quer, para que, como, onde e quando. O objetivo é bem definido e claro para que a pessoa consiga focar nele dispensando tudo que não fizer parte dele.

Ação: o grande diferencial do coaching é a ação. Só conversa não resolve, é preciso agir. As sessões servem para motivar as pessoas a agirem através de técnicas que permitem que o cliente amplie seu modo de agir. A cada sessão são passadas tarefas que tenham a ver com seu objetivo, definidas pelo cliente.

Tomada de decisão: Durante o percurso, o cliente irá se deparar com muitos momentos de decisão. Através do que vai trabalhando no processo vai ficando mais assertivo para eliminar tudo que não tem a ver com o seu objetivo, facilitando suas decisões.

Alto índice de resultados: Como a cada semana o cliente está agindo, com novos conhecimentos e habilidades cada vez mais desenvolvidas, rapidamente já consegue ir sentindo a sua evolução e chegar ao resultado desejado ao final.

Mais facilidade para mudar: Algo que fica bastante evidente no processo de coaching é a força da mudança. Para atingir o objetivo, o cliente precisará fazer diversas modificações de pensamento e comportamento. À medida que ele vai compreendendo o que precisa fazer para alcançar seu objetivo, as mudanças vão acontecendo naturalmente;

Aperfeiçoamento constante: Durante todo o processo, o foco é o objetivo, mas também o desenvolvimento pessoal do cliente para que ele se fortaleça, se conheça, saiba seus limites e virtudes e seja capaz de caminhar com independência em direção ao seu objetivo;

Questionamento profundo: Durante o processo o coach irá questionar as atitudes do cliente profundamente, trará questões que nunca passou pela cabeça do cliente e isso mudará sua forma de ver e fazer as coisas;

Sensação de vida: As pessoas que passam pelo processo se sentem reenergizadas, com uma vontade imensa de viver e colocar em prática o que aprenderam em muitas situações das suas vidas.