O que um Coach Faz


COACH É O PROFISSIONAL QUE CONDUZ O PROCESSO DE COACHING

O coach é um profissional especializado no desenvolvimento pessoal, atua como um facilitador para ampliar a percepção do estado atual do cliente. Através do uso de um conjunto de técnicas e ferramentas dentro processo de coaching o coach busca refinar a visão do coachee (cliente) em relação aos seus comportamentos, habilidades, projeto de vida e relações interpessoais, para assim poder obter uma maior satisfação na sua atuação, desenvolvimento e alcançar os resultados esperados.

O coach irá direcionar coachee para desenvolver as habilidades e conhecimentos e alcançar seus resultados. Há um estímulo dos pontos fortes e minimização dos pontos fracos.

É ainda, função do coach:

  •  Estimular novos pensamentos que proporcionem maior crescimento para o coachee;
  •  Ser ativo no processo para contribuir para o crescimento e sustentabilidade do coachee;

  • Disponibilizar pronto atendimento se houver necessidades pontuais do coachee durante o processo;

  • Desafiar os limites do coachee sempre respeitando o máximo que ele pode entregar naquele momento;

  • Apresentar conceitos, atividades e conduzir trabalhos que estimulem novas ideias ou destravamento.

O coach não precisa saber tecnicamente do objetivo do coachee, seu trabalho se concentra no âmbito comportamental, já que o conhecimento técnico pode ser obtido por meio de outros métodos de treinamento. Isso possibilita que o coach trabalhe com qualquer área ou objetivo já que não necessita dominar a área de atuação do coachee.

O coach não dá respostas, ele faz as perguntas, pois, estas mostram a atual situação e realidade para o coachee, aponta as melhores opções, auxilia na tomada de novos caminhos e estimula a mudança. O coach apenas direciona o coachee no caminho a ser percorrido, por meio de exercícios, indagações e questionamentos. Através das perguntas é possível entender a mentalidade do coachee e desenvolver suas habilidades.

O processo busca estimular a independência do coachee, pois, as respostas estão com ele e não com o coach. O coach serve como facilitador de contato consigo mesmo para o coachee.