O que é coaching?


coaching treinamentoÉ provável que você conheça a palavra coach, pois, é um termo bastante conhecido no meio esportivo (usado como liderança esportiva), sendo coach, o treinador.

A origem, entretanto, é mais antiga. A palavra “Coach” surgiu na Hungria no século XV, sendo uma referência à aldeia de Kocs, local que eram construídas carruagens de transporte. O objetivo da carruagem era transportar as pessoas. O Coach era o responsável por conduzir a carruagem.

Do mesmo modo, os coaches atualmente facilitam o percurso de uma pessoa de uma situação para outra, enquanto que facilitam um maior autoconhecimento, apresenta a importância da responsabilidade nas escolhas mais assertivas e ajuda a alcançar objetivos que podem já existir ou serem desenvolvidos durante o processo. É um processo de desenvolvimento pessoal aonde o coach (pessoa que conduz o processo) facilita que o coachee (cliente) desenvolva com mais rapidez a capacidade de atingir seu objetivo.

O processo de coaching trabalha com metas, sonhos e objetivos. Desenvolve habilidades para que a pessoa atinja o que deseja. Constrói um caminho junto com o cliente buscando sua independência. O compromisso não é apenas com resultados, mas sim com a pessoa como um todo: seu desenvolvimento e sua realização.

O objetivo do processo de coaching é sair de um ponto – estado atual – para outro ponto – estado desejado. É potencializar o alcance do objetivo do coachee de modo que ele atinja suas metas pessoais e profissionais e durante o processo conquiste clareza das motivações, conhecimento dos seus pontos fortes, de melhoria e utilizar suas competências e habilidades de modo mais efetivo e intencional. O coachee precisa estar completamente comprometido: disposto a agir, manter o foco e estar aberto a mudanças.