Você sabe o que é o Estado de Flow?


Flow é um termo que vem do inglês e significa Fluir. A teoria do Flow foi desenvolvida pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi. Através do estudo do processo criativo, ele se dedicou pelo fenômeno da motivação intrínseca. Ele coletou histórias de máximo desempenho durante duas décadas de pesquisa.

O estado de flow é quando a pessoa se envolve completamente na atividade, entregando o melhor que pode. É quando a atividade e a pessoa se transformam numa coisa só.

Um compositor descreve os momentos que sua arte atinge o ponto mais alto:

“Nós entramos num tal nível de êxtase que parece que não existimos. Tive essa sensação várias vezes. Minha mão parece ser independente de mim, e nada tenho a ver com o que se passa. Simplesmente fico ali observando, em estado de respeito e encantamento. E a coisa simplesmente flui por ela mesma.”

A descrição acima é semelhante a centenas de diferentes homens e mulheres: alpinistas, campeões de xadrez, médicos, pintores, cantores, jogadores de basquete, gerentes, quando mencionam um momento em que se superaram em determinada atividade. Quanto mais você gosta de algo, mais motivação tem para fazer, mais se concentra com mais facilidade, fica tão envolvido com a atividade que perde a noção do tempo. Não se pensa mais em nada, nem antes, nem depois, a pessoa fica presente, só existe o agora. No dia-a-dia constantemente nossa emoção e nossa razão entram em conflito. É comum pensarmos em algo, sentir outra coisa e agir de outro modo. No estado de flow não há conflito entre o se pensa, o que se sente e o que se faz. Corpo e mente fluem em perfeita harmonia. A pessoa é o que faz, o que a pessoa faz é a pessoa, não há distinção.

A capacidade de entrar em fluxo é a inteligência emocional no ponto mais alto. As emoções não são apenas contidas e dirigidas, mas positivas, energizadas e alinhadas com a tarefa que está sendo realizada. É o oposto da ruminação e preocupação.

Para entrar em fluxo, inicialmente, precisa ter atenção no que está sendo feito. A essência do fluxo é um estado de alta concentração. Pode exigir considerável esforço acalmar-se e concentrar-se o suficiente para iniciar a tarefa, é algo que exige certa disciplina. Depois que inicia, assume força própria e torna-se fácil.

O que motiva a pessoa nessa situação é o prazer do ato em si, não é sucesso ou fracasso. Sobre isso, um pintor disse: “Os pintores devem querer pintar, acima de tudo mais. Se o artista, diante da tela, se põe a imaginar por quanto vai vendê-la, ou o que os críticos vão pensar de sua obra, não conseguirá criar. As realizações criativas dependem de uma imersão obstinada.”

É possível entrar em estado de flow em qualquer tipo de experiência. Quando se consegue no ambiente profissional, o trabalho torna-se grande fonte de gratificação e felicidade. Momentos de flow geralmente são lembrados como os momentos mais felizes da vida das pessoas.

Obs: Na foto está o violinista David Garret em estado de flow.