Psicologia Positiva, a psicologia da felicidade!


No final da década de 1990 um grupo de cientistas de grandes centros de estudos da Psicologia se reuniu para compreender o que levava o ser humano a felicidade. Assim nascia a psicologia positiva que além do papel curativo da psicologia tradicional, trazia o lado preventivo.

A psicologia positiva é um termo que abarca o estudo dos aspectos saudáveis da vida. Estuda as emoções positivas, a felicidade, os traços positivos do caráter ou forças pessoais (sabedoria, criatividade, coragem, cidadania, entre outros), os relacionamentos positivos (amizade, confiança, vínculos afetivos) e as instituições positivas (escolas, empresas e comunidades).

 

A psicologia tradicional costuma focar no estudo do tratamento de distúrbios como ansiedade e depressão. Está ligada aos problemas e em como solucioná-los. Já a psicologia positiva, busca trabalhar com as forças ao invés das fraquezas. Busca potencializar o que há de bom ao invés dar atenção ao que está mal. Estuda a ciência e anatomia da felicidade, das experiências positivas e do otimismo.

A Psicologia Positiva vê a saúde como mais que ausência de doença. O alívio do sofrimento não é suficiente para uma vida mais feliz. Precisamos e podemos mais do que não ter doenças.
Ela não está ligada ao pensamento positivo e sim a uma abordagem cientifica de uma definição e constatação do que é uma vida mais plena e feliz.

Emoções positivas como otimismo, alegria e esperança fortalecem os recursos intelectuais, físicos e sociais que são úteis para quando uma ameaça ou oportunidade surgir. Outra coisa, cultivar emoções positivas favorece a propensão mental expansiva, tolerante e criativa, o que deixa as pessoas mais abertas a novas experiências.

Muitas empresas já perceberam o poder da psicologia positiva e utilizam suas ferramentas para que os funcionários fiquem mais felizes e consequentemente, mais competentes.

Martin Seligman, um dos criadores da Psicologia Positiva, descreve os 5 elementos principais:

P Positive Emotions – Emoções Positivas
E Engagement (or flow) – Engajamento, fluidez
R Relationships – Relacionamentos sociais positivos
M Meaning – Sentido
A Accomplisment – Realização, persistência, metas

O coaching é uma metodologia que auxilia as pessoas a se compreenderem melhor e atingir seus objetivos de modo mais rápido e eficaz. Os conhecimentos da psicologia positiva se tornaram grandes aliados no processo de coaching, pois, a metodologia do coaching busca exatamente o que a psicologia positiva propõe: focar nas qualidades, não nas fraquezas do indivíduo, o processo de coaching parte de um objetivo, mas todo objetivo tem como fim a felicidade!