Crenças: Como o que você acredita interfere na sua vida


Todos nós possuímos um sistema de crenças. Eles são de extrema importância e quanto mais o sistema de crenças estiver com crenças fortalecedoras, mais sucessos a pessoa será capaz de obter.

É simples: se você acredita que não pode fazer algo, uma mensagem é enviada ao seu inconsciente dizendo que não pode e você não fará nada para conseguir. Já se você acredita que pode, que realmente é capaz de fazer, você terá energia suficiente para fazer. Se aparecer obstáculos e ameaças serão considerados como parte do caminho e enfrentados.

As pessoas que conseguem, pensam que conseguem. E porque pensam que conseguem, conseguem!

Por trás de tudo o que fazemos, está o que acreditamos. Agimos e reagimos ao mundo baseados no que acreditamos. Muitas vezes não temos consciência dessas crenças, algumas nos fortalecem e outras nos limitam.

Crenças são os nossos pensamentos e a nossa forma de ver o mundo. Vemos o mundo baseados nas nossas crenças. Se acreditamos que as pessoas pessoas são boas, trataremos as pessoas sem medo, se acreditamos que são ruins, sempre teremos um pé atrás. Algumas crenças nos limitam, são as crenças limitantes. Um exemplo de crença limitante é “Só pode ser rico quem já nasceu rico”. Quem acredita nisso e não nasceu rico, não se esforçara para ficar rico, pois, não acredita que isso seja possível.

As crenças são tidas como verdade para quem acredita nelas. Outra pessoa pode ter a crença que “Não importa o que aconteça comigo, sempre ficarei rico.” Para essa pessoa não existe desculpa, não interessa o que aconteça na vida dela, ela sempre irá se esforçar para consquistar o que deseja e acredita.

Exemplos de crenças fortalecedoras:

“Tudo dá certo para mim.” Se você acredita que tudo dá certo você fará as coisas acreditando que darão certo, fará com mais disposição e energia.

“Tudo que eu quero eu consigo.” Se você acredita que consegue tudo o que quer, não irá parar até conseguir.

 

“Nasci para ser feliz”.

Exemplos de crenças limitadoras:

“Não sou bom o suficiente.”

“O mundo está contra mim.”

“Esse emprego não é para mim.”

“Nenhum homem presta.”

“Quem nasce pobre morre pobre.”

Demos alguns exemplos, mas a maior parte das nossas crenças são inconscientes, algumas das formas de ter consciência é através de terapia, coaching ou você pode refletir agora: quais são as coisas que você acredita? De que forma você pode pensar de modo mais positivo?