Qual é o seu tipo de mindset?


Mindset pode ser definido como mentalidade, modelo mental ou atitude mental. Ainda pode ser definida como mente configurada ou configuração da mente. Essa mentalidade pode ser de crescimento ou fixa e basicamente isso diferencia as pessoas, tem a ver com a sua estrutura, com a sua forma de ver o mundo.

As pessoas que possuem o mindset de crescimento são pessoas que sabem que as qualidades humanas podem ser conseguidas por meio de esforço da mesma forma que as qualidades intelectuais também podem. Essas pessoas não conseguem ver o fracasso acontecendo, pois, estão concentradas no que estão aprendendo com eles. Elas vivem a frase “Nunca perco. Ou ganho ou aprendo”. É exatamente isso! Não há perca no fracasso se você estiver atento a tudo que pode aprender com ele e fizer melhor das próximas vezes.

Já as pessoas que possuem mindset fixo acreditam que ou uma pessoa é inteligente ou não é. Acreditam que se há fracasso em seu percurso, significa que não há inteligência. Essas pessoas não consideram os esforços, os erros e a perseverança.

É comprovado que a inteligência e as habilidades não nascem com a gente, são adquiridas por meio de esforço e prática. Como você se sente ao saber que a inteligência é algo capaz de ser desenvolvida e não algo fixo? A diferença dos mindsets está em começar a acreditar nisso. Se você não acreditar nisso, terá um mindset fixo, que não está aberta a aprendizados.  Isso é algo que acontece durante toda a vida, o que acreditamos sobre nós mesmos, afeta profundamente nossas vidas.

Todos nós temos mindset fixo e de crescimento. Mesmo que na maior parte das áreas da vida a pessoa tenha o mindset de crescimento, em alguma área ela pode ter o mindset fixo. Por exemplo, para aprender uma língua. Se a pessoa acredita que não pode aprender alemão, significa que ela tem o mindset fixo nessa área específica. Mas ela pode acreditar que consegue aprender a nadar, então para essa habilidade, ela tem o mindset de crescimento.

Pense agora sobre quais são as atividades que você sempre acreditou ter dificuldade de aprender, sobre tudo que você sempre acreditou que seria difícil de realizar. Pode ser uma promoção na empresa, estudar para concurso público, aprender uma nova língua, mudar de profissão, aprender a tocar um instrumento, empreender, qualquer coisa.

Agora que você já tem consciência que tudo começa na sua mente, na sua forma de pensar e que a inteligência e as habilidades não nascem com a gente, são adquiridas por meio de esforço e prática, como você pode pensar e agir diferente para conquistar o que deseja?