Nota oficial da ASC Coaching (Coaching na Novela)


Recentemente o coaching tem sido amplamente comentado, principalmente por causa da sua aparição em uma novela da Globo.

Na novela, uma das personagens é uma advogada que também é Coach, e em algumas cenas, além de explicar o que é o coaching, também demonstra como funciona.

Isso seria motivo de grande alegria para todos nós, profissionais da área de coaching, que não apenas sabemos da sua importância na vida de cada indivíduo, como também da importância de que o coaching seja difundido cada vez mais. Todos que conhecem o poder do coaching, possuem interesse em disseminar cada vez mais, para que um maior número de pessoas possam ser beneficiadas.

O problema é quando é aplicado de forma errada, trazendo confusões ao invés de esclarecimento. Essa aparição não foi espontânea, foi uma inserção de merchandising de uma empresa de coaching e teve alguns erros que não podemos deixar passar.

Alguns dos erros que podemos destacar é na própria nomenclatura onde a personagem confunde “coach” que é o profissional que conduz o processo com “coaching” que é de fato o processo. Não se faz coach, se faz coaching!

O processo é tão extraordinário que pessoas como Bill Gates, Nelson Mandela, Bill Clinton e Barack Obama, a apresentadora Oprah Winfrey, a campeã do tênis Serena Williams e muitos, muitos outros já utilizaram.

Mas o maior problema, não foi o da nomenclatura, o maior problema foi a Coach sugerir atender e tratar de uma pessoa que sofreu um abuso sexual quando criança.

E todos os coaches sabem ou deveriam saber que há uma clara delimitação das atividades de um psicólogo e de um coach.

Coaching não é terapia. Não deve ser utilizado para tratar doenças, transtornos e traumas. Esses temas são exclusivos dos psicólogos e de outros profissionais de saúde, não do Coach.

O Conselho Federal de Psicologia se pronunciou, repudiando a forma que o coaching foi sugerido nessa situação de abuso sexual. No seu comunicado, diz: “É consenso no Brasil de que pessoas com sofrimento mental, emocional e existencial intenso devem procurar atendimento psicológico com profissionais da psicologia, pois são os que têm a habilitação adequada”.

Nós da academia Sulamericana de Coaching – ASC aproveitamos para esclarecer mais uma vez o que é o coaching:

Coaching é uma metodologia que através de ferramentas e técnicas específicas, auxilia as pessoas a atingirem seus objetivos de modo mais rápido e eficaz. O foco é no presente e futuro, trabalhamos com autoconhecimento, planejamento de metas e objetivos específicos. O coach não faz diagnóstico.

Gostaríamos ainda que de frisar que não apenas sabemos qual é lugar do psicólogo como também fortalecemos nas nossas formações sua importância e que nenhum coach (a não ser que seja também psicólogo) deve entrar nesse espaço.

Estamos felizes com a repercussão e ao mesmo tempo preocupados com a forma que algo tão sério tem sido apresentado.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o coaching.

 

Academia Sulamericana de Coaching – ASC